sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Nota fiscal eletrônica – O que é e quais as suas vantagens?

A cada dia surge um novo aparato ou uma nova tecnologia que ajuda a deixar nosso dia-a-dia mais prático, eficiente e rápido. Foi assim com o computador, que substituiu a máquina de escrever, abrindo um novo campo, de infinitas possibilidades, em diversas áreas. Depois do computador, vieram os notebooks, tablets, smartphones, que agora nos acompanham onde quer que a gente vá.

E esses benefícios e invenções não se limitam a nos ajudar em nossa vida pessoal. Pelo contrário: é na vida profissional e financeira que extraímos os maiores benefícios da tecnologia. E o assunto de hoje tem tudo a ver com essas revoluções e intervenções da tecnologia no nosso cotidiano: vamos falar da notas fiscal eletrônica.

Antes de falar sobre a nota fiscal eletrônica, é preciso entender o que é uma nota fiscal. Caso você já saiba, vale sempre relembrar: a nota é um documento que registra a prestação de um serviço ou a venda de um objeto, de uma empresa para uma pessoa física ou outra empresa. O objetivo é que fique registrada a negociação, para que seja feita a arrecadação de impostos, evitando assim a sonegação. Uma nota fiscal pode ser usada também para regularizar doações, empréstimos, etc.

A nota fiscal eletrônica funciona exatamente como a nota fiscal, com um diferencial: todo o procedimento é feito pelo computador. Ou seja: assim que o serviço é prestado ou a mercadoria vendida, o fornecedor emite a nota fiscal pela internet, enviando-a ao e-mail do consumidor.

O que ganhamos com isso? Muitas vantagens. Lembre-se de que as notas fiscais tradicionais são emitidas em papel, que – além de prejudicar a natureza – possuem um prazo de validade curto, já que podem estragar com a ação do tempo.

Outra vantagem é que a fiscalização fica muito mais fácil e ágil, eliminando todo aquele problema de ter que guardar as notas, enviá-las por motoboy ao contador, etc. Ou seja: com maior praticidade você ganha também uma maior economia, ao poupar dinheiro que seria gasto com esses trâmites.

Se você ainda ficou com dúvidas em relação à nota fiscal eletrônica, podemos resumir o conceito dela assim, para você: a nota fiscal eletrônica é um documento. E como qualquer documento, precisa ser guardado para comprovar os dados que estão ali expostos. A diferença é que em vez de ficar armazenada em uma gaveta, a nota fiscal eletrônica é emitida e armazenada no ambiente virtual.

Por isso, se você quer ajudar o meio ambiente, facilitar a vida das empresas e/ou consumidores, diminuir despesas com compra de papel e entregas de motoboys, a nota fiscal eletrônica é a opção ideal para você.

Mas lembre-se: a nota fiscal eletrônica não dispensa o serviço do contador. Muitas pessoas acreditam que sim, mas o que acontece é que todo o processo deve seguir o mesmo trâmite, apenas com a diferença de que as notas não são mais físicas, e sim digitais.

nota fiscal eletrônica conthales contabil


Blog Studio Contabilista - Contabilidade em Florianópolis e São José - Nota fiscal eletrônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário