quinta-feira, 2 de outubro de 2014

O avanço da tecnologia na contabilidade - Comunicação integrada.

contabilidade São José SC santa catarina


O surgimento da contabilidade se confunde com a evolução do homem, sendo tão antiga quando à história da civilização. O processo teria se desenvolvido da necessidade do homem avaliar suas riquezas tendo como objeto o Patrimônio, representado pelos rebanhos, alimentos e outros bens nos aspectos quantitativos.

O ambiente tecnológico influenciou significativamente a contabilidade, com a necessidade de interagir a tecnologia com a comunicação. O avanço da tecnologia na contabilidade tornou os processos mais simples e rápidos, além de economizar espaço com o processamento eletrônico de dado, antes feitos à mão, hoje armazenados na memória dos computadores.

contabilidade São José SC santa catarinaDesde os primórdios o homem teve que ir aperfeiçoando sua maneira de contabilizar. Com o passar dos anos a contabilidade vem sofrendo mudanças, não apenas legais, mas sim práticas, como curso normal do desenvolvimento econômico, político, cultural, social e cientifico. Esta evolução advém da própria necessidade do mercado em receber informações cada vez mais detalhadas e hábeis para a tomada de decisões gerenciais, administrativas ou financeiras.




O impacto do avanço da tecnologia na contabilidade das empresas e no trabalho do contabilista é extraordinário. A utilização de novas ferramentas e programas informáticos permite apurar em tempo real dados contábeis relevantes em termos de gestão das entidades e respectiva saúde financeira e articular informação contabilisticas com a fiscalidade e preenchimento parcial das declarações fiscais. Nesse sentido verifica-se a necessidade da tecnologia para auxiliar seus gestores no processo decisório e na elaboração de planos estratégicos.

O aumento dos sistemas integrados de gestão empresarial, os ditos ERP (SIGE), cruzam dados que foram imputados nos seus mais diversos módulos a fim de gerar relatórios detalhados sobre qualquer aspecto ou departamento da empresa, de uma forma bastante eficiente, o qual garante a transparência sistêmica e o monitoramento fino e remoto da Receita Federal sobre as operações contábeis e os processos internos das empresas.

contabilidade São José SC santa catarina
O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado para alavancar a nova era da contabilidade foi um passo importante com o avanço da tecnologia na contabilidade. O modelo de nota fiscal eletrônica adotada modernizou o sistema, das obrigações das empresas para com o Governo. Após o SPED a Receita Federal introduziu o EFD (Escrituração Fiscal Digital) e ECD (Escrituração Contábil Digital). Atualmente a Câmara dos Deputados analisa o Projeto que permite a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) por meio eletrônico, se houver requerimento escrito do trabalhador, sendo possível proteger suas informações contra a perda dos dados.


O avanço da tecnologia na contabilidade tem exigido cada vez mais um profissional que tenha visão abrangente e que não esteja mergulhado em um setor. Todo este avanço valoriza o profissional contábil, que frente a estas mudanças, trata de se atualizar, além de facilitar os processos sem a perda de tempo com burocracia e agilidade com a fiscalização.  

Blog Studio Contabilista - O avanço da tecnologia na contabilidade - Contabilidade em São José SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário