quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A importância do Contador na empresa e o futuro do seu negócio.

contabilidade São José SC santa catarina
O desejo em ter seu próprio negócio cada vez mais tem sido posto em prática, aumentando o número de constituições de empresas no Brasil, no entanto é essencial a elaboração de um planejamento para sobrevivência e sucesso da empresa. A figura do contador tornou-se indispensável nas empresas, todo gestor precisa se certificar que a sua empresa está operando de acordo com as leis e regulamentos de seu mercado, em legislações municipais, estaduais e federais.


A importância do contador na empresa não se restringe apenas à escrituração de livros contábeis e fiscais, mas em especial, à elaboração de relatórios que possibilitem aos administradores ter uma visão geral das atividades da empresa. Freqüentemente as regras fiscais e tributárias sofrem alterações, ressaltando a importância do contador na empresa para acompanhar, interpretar, suportar e orientar os contribuintes.

É preciso compreender que todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a empresa e o escritório de contabilidade haja interação e harmonia, para que se tenha o serviço rigorosamente em dia. Uma contabilidade atualizada permitirá a geração de informações para uso imediato, possibilitando ao administrador, gestor tome decisões mais seguras e confiáveis na condução de sua empresa e de novos investimentos.

contabilidade São José SC santa catarina
No que diz respeito à elaboração das informações para analise financeira das situações econômica das empresas, muitos empreendedores não possuem conhecimento suficiente para analisar corretamente o balanço diário ou mensal da empresa. Essa situação destaca a importância do contador na empresa, pois a contabilidade é peça chave no mundo empresarial, e o contador é o responsável pela transmissão dessas informações.



Para se ter o sucesso das empresas o grande diferencial do empresário é ser rápido e possuir uma eficiente gestão com acompanhamento de indicadores, conhecimento em tempo real das margens de contribuições e rentabilidade do seu negócio, sendo possível através de um sistema integrado informatizado ou não gerido por um profissional contábil. A função do contador não se limita a apurar  impostos, ele irá participar na definição dos melhores preços, auxiliar a fixar uma margem de lucro, analisar as dívidas e ativos da empresa, aferir se as alterações ocorridas dentro da empresa estão produzindo o resultado esperado ou se novas mudanças são necessárias, logística de compra e venda para o estoque e outros processos que envolvem encargos, custos e aquisições da empresa.

Sabe-se que as exigências de hoje e do futuro pedem do contador uma posição extremamente diferenciada daquele homem que só exercia as funções burocráticas. A importância do contador na empresa está inserida em um contexto do qual não se podem fugir, as vantagens de uma contabilidade em dia são por demais óbvias para serem desprezadas. Suas finanças empresariais devem ser conhecidas, calculadas, mantidas e distribuídas, caso contrário a competitividade do mercado e as leis, que estão sempre em constante mudança, não deixarão que sua empresa sobreviva, por conta de uma má gestão contábil.


Blog Studio Contabilista - A importância do contador na empresa - Contabilidade em São José SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário