domingo, 19 de outubro de 2014

Folha de pagamento – histórico e utilidade

Um dos pontos fortes dos militares é a disciplina. Existem procedimentos e horários para acordar, fazer exercícios, formar filas, comer e até conversar. E – como não poderia ser diferente – a disciplina se estende à área do dinheiro.

Antigamente, os soldados recebiam o pagamento do salário em sal, que era muito valioso nas sociedades antigas.

Tanto que a palavra “salário” vem do latim “salarium”, que significa ração de sal. E – apesar de cada profissão chamar o salário de um jeito diferente (honorário, por exemplo), a finalidade é sempre a mesma: recompensar com dinheiro o tempo investido em um trabalho.

No Brasil, uma curiosidade interessante é que a folha de pagamento oficialmente originou-se no fim do século XIX, pelo capitão Rodolpho Azambuja. Foi ele que recebeu a responsabilidade de organizar uma folha de pagamento para fazer a distribuição dos soldos.

O tempo passou e- como tudo na vida – muita coisa se transformou. Hoje em dia, a folha de pagamento é um precioso documento, obrigatório nas empresas, já que nele está descrita a vida financeira do empregado dentro da empresa.

É na folha de pagamento que está descrito o salário do funcionário, bem como todos os bônus e descontos (plano de saúde, plano odontológico, INSS, Imposto de Renda, Vale Transporte, Vale Refeição, etc). É obrigação da empresa todo mês entregar a folha de pagamento, com descrição do salário total e dos descontos ou abatimentos, chegando ao valor líquido (dinheiro que efetivamente é pago ao funcionário).

Muitas pessoas se esquecem, mas é importante guardar a folha de pagamento, já que é um documento que comprova a atuação do empregado dentro da empresa. Em caso de demissão ou processos trabalhistas, a folha de pagamento valerá como um documento oficial.

Além do lado do empregado, há também as obrigatoriedades que são cobradas pela fiscalização trabalhista e previdenciária. Ou seja: a folha de pagamento é um documento analisado pela fiscalização, para controlar se o funcionário está sendo pago pelas horas extras, adicional noturno, descanso remunerado e férias.

Por último, mas não menos importante, a folha de pagamento contém uma linha muito importante, que trata da arrecadação do fundo para aposentadoria do empregado. Esse recolhimento é obrigatório e feito direto na folha de pagamento, ou seja: o funcionário não tem a opção de não contribuir com esse valor.

Por isso, quando a sua folha de pagamento chegar, lembre-se dos tópicos importantes que apresentamos nesse artigo:

1. A folha de pagamento é um documento válido para comprovar a atuação de um funcionário dentro da empresa/ 
2. A folha de pagamento deve trazer de maneira transparente a conta que resultou no salário do empregado/ 
3. A folha de pagamento é importante também para a fiscalização trabalhista/ 
4. A folha de pagamento traz registro das contribuições à previdência social, servindo como prova da arrecadação do trabalhador ao INSS.

folha de pagamento conthales contabilidade são josé SC


Blog Studio Contabilista - Contabilidade em Florianopolis e São José SC - Folha de pagamento

Um comentário: