quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Contabilidade nas operações rurais



Durante muito tempo campo e cidade foram duas áreas que não se conversavam. Quem era do campo não vivia na cidade e nem entendia das coisas que aconteciam lá. E quem era da cidade não vivia no campo e nem entendia das coisas que aconteciam no campo. No entanto, com o êxodo rural essa situação aos poucos foi mudando, mudando, até que as pessoas da cidade começaram a entender o que se passava no campo e vice-versa.

contabilidade nas operações rurais conthales contabilidade


Outra grande transformação foi em relação à tecnologia. Antigamente, no campo, a maior parte das etapas era feita de maneira braçal. Hoje, com os latifúndios e todo o maquinário disponível, as plantações transformaram-se praticamente em uma linha de produção, com capacidades gigantescas de produção e – inclusive – produções tão grandes que até servem para exportação.

Todo esse panorama e contexto servem para situar você de como surgiu a necessidade de controlar a contabilidade nas operações rurais. Com tanto fluxo de caixa, despesas com funcionários, compra de maquinários, aquisição de sementes (nacionais e importadas), compra de pesticidas, fungicidas, agrotóxicos, etc, as operações matemáticas ficaram muito complexas.

Além disso, soma-se a isso tudo a dificuldade com a tributação, já que muitos fazendeiros perderam dinheiro por erros com a arrecadação de impostos. Para ajudar com todas essas dificuldades, a contabilidade nas operações rurais surgiu para ajudar quem dela precisasse.

Agora que você está por dentro do cenário, precisa entender o conceito de contabilidade nas operações rurais. Você sabe o que é uma empresa rural? O conceito é muito simples de ser entendido, mas preste atenção, porque se você passar batido pelo próximo parágrafo não conseguirá entender o que vem a seguir.

Uma empresa rural é aquela que faz a exploração do solo por meio do cultivo de plantas/vegetais/legumes/frutas. Parece simples, mas é um trabalho complexo, que exige muito conhecimento, tanto empírico quanto acadêmico.

A contabilidade nas operações rurais é feita sempre por um contabilista credenciado. Ele é que será o responsável por todas as tarefas normais de um contabilista (fluxo de caixa, entrada e saída de capital, empréstimos, lucros e dividendos, balanço, arrecadação de impostos e demais trâmites da pessoa jurídica).

Mas, além disso, o responsável pela contabilidade nas operações rurais também cuida de casos específicos, que são encontrados apenas no campo. Por exemplo: na contabilidade das operações rurais devem ser levados em conta os custos da produção, a taxa de desperdício e o planejamento para controle das atividades. Ou seja: os dados coletados pelo contabilista, além de atenderem as atividades previstas, também ajudam no controle da produção do campo. 

Pense assim: quem faz a contabilidade nas operações rurais possui em mãos todos os dados da fazenda: quanto foi comprado em sementes, agrotóxicos, etc. Assim, consegue fazer uma estimativa da rentabilidade da terra, fator que ajuda muito os produtores.


Blog Studio Contabilista - Contabilidade em Florianópolis e São José SC - Contabilidade nas operações rurais


Um comentário: