quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Certificado digital – é seguro?

Um grande problema que surgiu quando o mundo começou a ficar maior e mais complexo foi comprovar que você... é você. Porque antigamente era fácil comprovar a sua identidade, já que as comunidades eram pequenas e fundamentadas em núcleos familiares. Ou seja: poderiam até não saber seu nome, mas sabiam que você era filho de Fulano, ou irmão de Sicrano, e assim por diante.

Antigamente, também, valorizava-se muito a palavra de um homem, já que ela era a materialização da sua honra; homem sem palavra não valia nada. Mas a pós-modernidade trouxe muitas alterações à sociedade, deixando as relações mais efêmeras e – consequentemente – com maior necessidade de comprovações. Para exemplificar, basta abrir a página do Facebook para ver como as pessoas fazem questão de dar check-in ou tirar foto sempre que chegam a um lugar diferente.

E aqui chegamos a um ponto interessante, onde o digital ajuda a resolver o problema do passado, citado lá no início: o problema de provar que você é você, para que possam ser feitos os procedimentos burocráticos que você procura.
Explicamos melhor: para comprovar a sua identidade, era preciso ir a um cartório, reconhecer firma, tirar xerox autenticado, etc. Hoje em dia, tudo isso pode ser feito pelo computador, graças à chegada do Certificado Digital.

O próprio nome já ajuda a explicar do que se trata: uma comprovação feita em ambiente virtual, que ajuda a diminuir os trâmites e problemas da burocracia.

Mas como funciona a Certificação Digital? Um Certificado Digital é realmente seguro? Essas são as perguntas mais frequentes de quem ainda não se adaptou a essa modernidade. Mas fique tranquilo que – ao fim do artigo – você será um expert em Certificados Digitais.

Para começar, você precisa saber que um Certificado Digital nasce a partir de uma tecnologia específica, com mecanismos de segurança muito complexos. Mas fique tranquilo, porque essa parte complexa e complicada é da responsabilidade de pessoas da área da Informática, Ciências da Computação ou Tecnologia da Informação. Para usar uma metáfora: é como se o Certificado Digital possuísse trancas que apenas quem o criou (você) pode destravar.

Um Certificado Digital, como o próprio nome diz, fica guardado em um ambiente virtual, o que facilita o acesso a ele. Outra facilidade do Certificado Digital é que com ele é possível empresas e cidadãos assinarem contratos pela internet, sem necessidade de se encontrarem pessoalmente, economizando custos com passagem, estadia, etc.
Isso significa que – adotando os Certificados Digitais, você poderá assinar contratos a partir de qualquer localidade, sem nenhum problema com horários.

Por último, se o argumento da praticidade não atraiu você, pense na economia de dinheiro: com um Certificado Digital você não precisa de despesas com impressões e entregas. E economia de tempo: filas em cartórios, nunca mais.

certificado digital conthales contabilidade


Blog Studio Contabilista - Contabilidade em Florianópolis e São José SC - Certificado Digital 


Nenhum comentário:

Postar um comentário