quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Balanço patrimonial – Para que serve?

Balanço patrimonial – para que serve?

balanço patrimonial conthales contabilidade sao jose sc

Gerenciar uma empresa é um trabalho que exige muita atenção e cautela, principalmente quando é preciso ficar de olho nos números. Nos últimos anos, após a crise de 2008, o mercado viu muitas empresas entrarem em queda e decretarem falência. Muitas delas não possuíram alternativas, mas para outras o que faltou foi um trabalho sério e planejado, levando em conta o estado do balanço patrimonial da empresa.

No entanto, muitos não sabem a importância do balanço patrimonial para uma empresa. É por isso que, a seguir, você encontrará um descritivo sobre o conceito de balanço patrimonial, podendo observar, mais adiante, quais os elementos necessários para a elaboração do balanço patrimonial. Por último, você irá conferir o significado de cada um dos elementos que constituem um balanço patrimonial.

Primeiramente, para que você entenda, o nome “balanço” não é à toa. Essa denominação vem da própria balança, que indica – como todos sabemos – o peso de um objeto, em comparação a uma medida pré-estabelecida. Em um balanço patrimonial você descobre qual o “peso” de uma empresa, podendo calcular assim quanto vale esse “peso” no mercado, ou seja: quanto ela vale, seja em dinheiro ou ações.

Vale lembrar que o balanço patrimonial é uma forma de demonstrar a contabilidade da empresa. Por isso, precisa ser elaborado por um profissional da área, habilitado para prestar esse serviço. Dica: busque profissionais competentes para esse trabalho e – mesmo que os honorários sejam mais caros – invista. O balanço patrimonial é um raio-x que revela a saúde financeira da empresa.

Em um balanço patrimonial, como o próprio nome diz, é analisado o patrimônio. Mas o que seria o patrimônio? Profissionais da área costumam dizer que o patrimônio é um conjunto de bens.


E novamente caímos em dúvida. O que seriam esses bens? Simples: pense em qualquer coisa útil que valha dinheiro. Isso é um bem. Agora, fique atento: existem dois tipos de bens: os tangíveis (que podem ser tocados, ou seja: físicos). Eles são: carro, casa, dinheiro, etc. E há também os intangíveis, como uma marca, patente, direito autoral, etc.

Depois de analisados os bens, é hora de delimitar o que é ativo ou passivo. No balanço patrimonial isso é muito importante. O patrimônio ativo é aquele que a própria empresa possui. Já o passivo representa as obrigações (contas/dívidas) que precisam ser liquidadas com terceiros.

Quando toda essa análise é finalizada, descobre-se se a empresa está bem de saúde ou se precisa de algum tratamento, visando sempre encontrar soluções que privilegiem um bom resultado financeiro. Parece simples, mas na verdade é um trabalho que exige muitos dias, além do envolvimento de profissionais capacitados. Mas, conforme já falamos acima, vale a pena investir em um bom balanço patrimonial, porque é o futuro da sua empresa que está em jogo.


Blog Studio Contabilista - Conthales Contabilidade - Balanço Patrimonial

Um comentário: