segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Nota Fiscal de Devolução - Para que serve?



Um recente estudo de uma universidade de Londres mostrou que 92% das pessoas do mundo já sentiram algum tipo de arrependimento na vida. Os 8% que nunca passaram por isso possuem algum tipo de transtorno psiquiátrico, sendo – por exemplo – sociopatas ou psicopatas.

Essa análise levou em conta jovens de 16 anos a idosos de 85 anos. Durante o estudo, foram feitas várias entrevistas e – por incrível que pareça – o arrependimento que muitas pessoas levavam era em relação a produtos que compraram. Algumas se culpavam por gastar o dinheiro indevidamente, mas o fato que os pesquisadores acharam interessante é que o arrependimento era “parcial”, ou seja: elas se arrependiam, mas no fundo gostavam da sensação de liberdade e do agrado feito a elas mesmas.

Esse breve estudo serve para mostrar a você como o consumidor é confuso. Um dia ele gosta do seu produto, mas no outro o critica nas redes sociais. Não há o que fazer, a não ser investir em estratégias de fidelização de clientes. O problema maior acontece quando o cliente não ficou satisfeito com o produto e decide trocá-lo. Felizmente, tanto para comerciante quanto para consumidor, a legislação evoluiu muito, mostrando o que pode ou não ser feito em relação à troca de mercadorias.

O problema surge quando a nota fiscal de devolução é emitida com algum erro. Mas vamos começar do início da questão: você sabe o que é a nota fiscal de devolução? Ou para que serve uma nota fiscal de devolução? Ou quando deve ser emitida a nota fiscal de devolução? Então fique atento aos próximos parágrafos.

A nota fiscal de devolução é um documento que regulariza a troca de um produto. A nota fiscal de devolução serve para fazer o controle dos impostos que foram arrecadados, controlar o fluxo de caixa, organizar um futuro balanço e organizar o controle de estoque e mercadorias.

Pense assim: se um produto volta para a loja sem controle, ele teoricamente não existe. Ou seja: todo produto que é vendido em algum lugar foi – obviamente – comprado em outro lugar. No entanto, se não existe nenhum registro da existência desse produto, é como se ele fosse contrabandeado, o que sugere também sonegação de impostos.

Por isso é que a nota fiscal de devolução é tão importante. Além disso, toda nota fiscal de devolução deve ser registrada corretamente. Caso isso não aconteça, acontecem atrasos no processo da escrituração. Vale sempre lembrar: as notas fiscais de devolução devem ser registradas, para que os órgãos da Receita Federal possam fazer uma análise, caso seja necessário.

Não se esqueça, então: a nota fiscal de devolução de produtos regulariza a volta de um produto para a loja, o que evitarproblemas com o fisco, além de proteger sua loja de acusações de contrabando e sonegação de impostos. Por último, a nota fiscal de devolução é um documento que protege também o consumidor, já que ele fica com uma garantia de que a mercadoria não está mais em seu poder.

nota fiscal de devolução conthales contabilidade


Conthales Contabil - Contabilidade em Florianópolis e São José SC - Nota fiscal de devolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário