quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Capital Social

Quando construímos uma casa, precisamos planejar a compra de materiais, o gasto com mão de obra, a terraplanagem do terreno e outros fatores. O mesmo acontece, por exemplo, quando decidimos viajar: é preciso calcular o dinheiro gasto com passagens, estadia, transporte, alimentação, etc.

Com uma empresa não é diferente: todo esse planejamento financeiro acontece, mas em uma escala muito maior. Por isso é importante que – no momento da abertura da empresa – seja analisado com muita calma e exatidão o Capital Social.

Mas você sabe o que é o Capital Social? Pois é, o nome não ajuda muito a deduzir do que se trata, por isso aqui vai uma dica: comece pela primeira palavra: “capital”. “Capital”, nesse termo específico, significa dinheiro, patrimônio. Já o “Social” refere-se às pessoas que estão ligadas ao negócio.

Ou seja: a grosso modo podemos dizer que Capital Social é a verba investida em uma empresa, no momento da sua abertura. Mas por que o Capital é tão importante assim? Agora que você já entendeu o que é o Capital Social, é preciso entender para que ele serve.

Para isso, vamos voltar ao início do nosso artigo. Lembra do exemplo da casa? Pois bem: imagine que você não calcula antes do início da obra o valor total da construção. O que acontece? Na metade do projeto é preciso interrompê-lo, por falta de verbas. E assim você perde tempo, atrasa todo o cronograma e ainda corre o risco de onerar terceiros.

Agora imagine isso acontecendo com uma empresa. Já pensou se, antes de abrir as portas, os sócios não possuem idéia de quanto dinheiro precisam injetar na operação para mantê-la de pé? Certamente, nesse caso, a falência viria muito rápido.

Por esse motivo o Capital Social é muito importante: ele ajuda a colocar na ponta do lápis (ou melhor, nas planilhas de computador e livros de contabilidade) todo o dinheiro que será necessário para movimentar a operação. E os gastos são muitos, envolvendo – normalmente – despesas com aluguel ou compra de um espaço, funcionários, material, etc.

No entanto, muitas pessoas se esquecem de outra função muito importante do Capital Social: delimitar o percentual da empresa que cabe a cada sócio. Ou seja: quem investiu mais no momento da criação da empresa possui direito a maior parte dela. E isso fica explícito no capital social que – não se esqueça – precisa ser registrado no contrato.

Por último, o Capital Social é muito útil porque funciona como um lastro: se os investidores perceberem que a empresa possui capital para sobreviver por um bom tempo no mercado, então sabem que é seguro injetar dinheiro ali. Dessa forma, o Capital Social, além de funcionar como um “extrato de abertura de conta”, funciona como uma carta de garantia.

capital social blog contabilidade São José SC

 Blog Studio Contabilista - Contabilidade em São José SC - Capital Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário