quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Balanço Social – o que significa e para que serve?

Mulheres normalmente são mais vaidosas do que os homens e – por isso – sempre fazem um controle rígido do próprio peso já que – principalmente nas sociedades ocidentais – o corpo magro é um estereótipo de beleza.

Balanço Social – o que significa e para que servePor isso, um grande amigo (ou inimigo) das mulheres é a balança. Por meio dela as mulheres conseguem medir o seu peso, traçando metas de emagrecimento, sempre valorizando a sua saúde.

Agora, se uma simples balança de farmácia pode influenciar o destino de saúde de uma mulher, por que isso não pode acontecer nos negócios? A frase realmente parece confusa, mas queremos que você acompanhe conosco esse raciocínio, para entender muito bem o conceito que iremos explicar.




Bem, uma balança mede um determinado valor, a partir de uma referência, certo? Ou seja: a balança da farmácia mede o peso da mulher, tomando como referência a unidade dos quilos.

Então, um Balanço Social mede o valor de uma empresa, usando como referência a unidade social dela. Ou seja: por meio do balanço social é possível descobrir como anda a “qualidade de vida” de uma empresa. Fique calmo que explicamos melhor: o balanço social é um documento que concentra um apanhado de informações sobre a empresa e as relações que ela mantém com a comunidade.

Nesse documento ficam descritos o faturamento da empresa, o montante que ela investe em projetos sociais, o número de funcionários que contrata, etc. Mas para que serve tudo isso? Por que o balanço social é tão importante?

O balanço social é importante porque essas informações funcionam como uma âncora: garantem uma posição estável na empresa no mar da concorrência. Ou seja: se um investidor analisa o balanço social da empresa e conclui que ela é um investimento seguro, irá injetar dinheiro nela, porque possui dados sólidos que asseguram a sua tomada de decisão.

Além disso, o balanço social evidencia quais as relações que uma empresa possui com determinada sociedade. Por exemplo: se pesquisarmos com paciência, podemos encontrar muitas empresas que “batizaram” cidades. Acontece assim: a empresa/indústria se instala em determinado lugar e monta toda a operação para seu funcionamento, ou seja, cria vilas para os funcionários, estimula o comércio local, etc. O lugar começa a crescer, tanto que, em determinado momento, passará a se chamar com o mesmo nome da empresa.

Balanço Social – o que significa e para que serve

Como pudemos observar no exemplo acima, essa empresa que foi usada para o exemplo detém um alto grau de comprometimento com a sociedade local, fator que é muito valorizado por investidores (já que eles buscam alguém que vá criar raízes no mesmo solo de onde está saindo o seu dinheiro). Por isso, não se esqueça: com o Balanço Social é possível descobrir “o valor” de uma empresa, no que se refere a número de funcionários, faturamento, etc. Além disso, o Balanço Social ajuda a atrair investidores, já que nele estão expostos dados que comprovam o valor daquela empresa no cenário local/nacional/global.


Studio Contabilista - Balanço Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário