terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Cuidados ao fechar uma empresa – o que fazer e como proceder

Um velho ditado diz que existem duas alegrias quando você compra uma determinada propriedade: a primeira alegria vem quando você efetivamente faz a compra e a segunda alegria vem quando você consegue vender a propriedade, se desfazendo dela.

cuidados ao fechar uma empresa conthales contabilidade florianópolis

Isso acontece porque muitas pessoas, acostumadas à vida urbana, não conseguem se adaptar ou cuidar da propriedade, que acaba trazendo mais dor de cabeça do que tranquilidade.

O mesmo acontece com uma empresa: no início são muitos sonhos e expectativas em jogos, mas depois de um tempo vêm os problemas (desavenças com sócios, alta carga tributária, problemas com fornecedores e terceiros, dificuldades com capital de giro, macroambiente desfavorável, crises financeiras, etc). O fato é que, por exemplo, de cada dez empresas que são abertas apenas duas conseguem manter as portas abertas após três anos. E dessas duas, uma fechará as portas antes de completar cinco anos.

Por isso, já que esse problema é relativamente comum, analise a seguir os cuidados ao fechar uma empresa. Se você tomar as atitudes corretas, com certeza evitará muitas dores de cabeça no futuro. Mas atenção: consulte um especialista, porque essas são dicas genéricas e básicas, apesar de extremamente valiosas.

Para fechar uma empresa você precisa basicamente de dinheiro, ou seja: um montante que possa dar conta dos impostos e das dívidas que ficaram em aberto. Você também irá precisar de um lugar muito seguro para guardar todos os materiais que contém informações sobre a vida financeira da sua empresa. E o terceiro, mas não menos importante, elemento necessário para fechar uma empresa é um representante legal, que cuidará do fechamento de contas.

Pensamos em três passos para você seguir. O primeiro é pesquisar sobre leis do trabalho e – principalmente – normas sobre o fechamento de uma empresa. Esse é um cuidado essencial para fechar uma empresa. A seguir, estipule a data da sua liberdade, o seja: o dia em que efetivamente você irá fechar as portas da sua empresa.

O segundo passo é estudar a legislação. Nesse caso, o contador será uma ajuda importantíssima, já que ele poderá dizer em qual categoria sua empresa se enquadrava, podendo você assim descobrir quem você deve informar sobre o fechamento da sua empresa (funcionários, Estado, etc).
Outro cuidado ao fechar uma empresa é dar baixa em todos os registros, licenças e alvarás que usam o nome da sua empresa. Assim você evita que alguém – indevidamente – se aproprie desses documentos para ações que não são corretas.


Por último, você não pode se esquecer do cuidado mais importante ao fechar uma empresa: encerre contas bancárias, cancele parcerias com fornecedores e avise todas as pessoas envolvidas nas suas operações profissionais de que você fechou as portas. E caso esteja com vergonha, deixe ela de lado. Lembre-se de que apenas uma em dez empresas sobrevivem e conseguem passar dos cinco anos de vida.

cuidados ao fechar uma empresa conthales contabilidade florianópolis

Conthales Contabil - Contabilidade em Florianópolis e São José SC - Cuidados ao fechar uma empresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário