terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Controle de custos – dicas e fundamentos

O corpo humano sempre está em busca constante e ininterrupta pela homeostase. A homeostase é o equilíbrio das funções vitais, que garante a nossa sobrevivência. É por isso que, por exemplo, você fica mal-humorado quando está com fome: nesse estado, seu nível de glicose no sangue baixa, o cérebro capta essa alteração e transforma a busca por alimento em uma função primordial, agindo racionalmente e afastando-se de situações que não venham a trazer o que ele espera. Ou seja: ele “programa” você para evitar conversas e focar na busca por alimento.

Assim como os humanos, as empresas também devem buscar o equilíbrio financeiro. No entanto, assim como existe em nosso corpo uma diversidade de órgãos que desempenham as mais diferentes funções, existe nas empresas diversas atividades, cada uma responsável por fazer funcionar determinada área. E – além disso: se uma determinada função falhar, pode levar ao colapso (falência) de todo o resto.

Por isso, uma das áreas mais importantes de uma empresa é a que se refere ao controle de custos. Essa é uma função muito delicada e importante, que deve ser desempenhada por profissionais altamente qualificados, que fazem uso de equipamentos e programas específicos.

controle de custos contabilidade florianopolis conthalesO controle de custos – novamente usando a metáfora do corpo humano – equivaleria a um plano alimentar. Ou seja: você obtém os resultados de acordo com a maneira com que você alimenta o organismo. E na empresa você alcança as metas de acordo com a maneira com que controla os custos.

Quando falamos em Controle de Custos, vale lembrar que estão envolvidas nesse termo quatro áreas que conversam entre si. São elas: planejamento – etapa responsável por pensar em longo prazo sobre ações que possam solidificar uma estratégia vantajosa. A seguir, vem a estimativa, que faz o controle dos riscos, ônus e bônus da estratégia. Mais adiante encontramos o orçamento, que colocará em prática a gestão de serviços e a compra de produtos necessários para colocar a estratégia em ação. Por fim, vem o controle de custos, que funciona como uma balança, medindo o que trouxe vantagem ao projeto e o que trouxe desvantagem.

Por fim, se você busca fazer um bom controle de custos, precisa seguir algumas dicas que muito irão lhe ajudar. A primeira é contar com uma administração eficiente do seu estoque. Assim você evita a compra equivocada de mercadorias e otimiza o espaço do seu estoque, podendo gerar maior rotatividade de caixa.

A segunda é se preparar sempre para o pior. Ou seja: imagine o pior cenário possível e trace soluções pensando nele. Se ele acontecer, você já possui um controle de custos preparado para ele. Caso não aconteça, você irá lidar com um cenário muito mais promissor, podendo tirar proveito dele, já que está muito bem preparado.

Essas são dicas simples de controle de custos, mas que com certeza farão a diferença no seu bolso e – principalmente – na saúde da sua empresa.

controle de custos contabilidade florianopolis conthales

Studio Contabilista - Contabilidade em Florianópolis e São José SC - Controle de custos

Nenhum comentário:

Postar um comentário