segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Contabilidade Ambiental

Com certeza você já escutou falar a palavra sustentabilidade. Sustentabilidade é uma das palavras do momento, a sociedade tem estado bastante preocupada no que diz respeito ao meio ambiente e sua preservação, exigindo um comportamento consciente saudável de todos. Nossas riquezas ambientais estão esgotando, e hoje, algumas regiões já vivem a realidade da escassez desses recursos. Dentro desse cenário a responsabilidade social e ambiental deixou de ser uma opção para as empresas. É uma questão de visão, de estratégica e, muitas vezes de sobrevivência.

As empresas além da responsabilidade com a sociedade devem se preocupar com o ambiente onde ela atua, surgindo assim o conceito de responsabilidade ambiental. Empresas socialmente responsável geram valor para quem está próximo. E, acima de tudo, conquistam resultados melhores para si próprias.

A conscientização ecológica é abordada em diversos setores nas empresas, não sendo diferente no setor contábil, mas como abordar responsabilidade ambiental na contabilidade? Existe contabilidade ambiental? O que a contabilidade ambiental estuda dentro de uma empresa? Como são feitos os cálculos?

O mundo corporativo tem um papel fundamental na garantia de preservação do meio ambiente e na definição da qualidade de vida das comunidades de seus funcionários. Além da influência sobre as pessoas e métodos sustentáveis abordados são crescentes situações em que parte do patrimônio das empresas é simplesmente ceifada pelos processos que envolvem o ressarcimento de danos causados ao meio ambiente, independentemente desses danos poderem ser remediados ou não. Nesse cenário, é cada vez mais árdua a tarefa do administrador no tratamento desses assuntos na contabilidade e sua divulgação.

contabilidade ambiental conthales contabilidade

O principal objetivo da contabilidade ambiental é fornecer aos seus usuários, interno e externo, informações sobre os eventos ambientais que causam modificações na situação patrimonial, bem como realizar sua identificação, mensuração e evidenciação.

Toda atividade econômica deve buscar o equilíbrio entre os interesses financeiros e os aspectos ambientais. A contabilidade ambiental é uma combinação entre a contabilidade financeira e a contabilidade de custo, a fim de contribuir para a preservação do meio ambiente sem diminuir a capacidade produtiva. Orienta no aumento da eficiência dos materiais, ajudando a reduzir o impacto e o risco. A contabilidade é uma ciência que indicará o esforço da empresa para a preservação do meio ambiente. Estar associada a práticas nesse campo soa bem para a empresa e traz benefícios a todos.

A questão da contabilidade ambiental está em processo de evolução no Brasil, certamente muitas discussões ainda serão travadas no meio contábil. É necessária a conscientização de que a sobrevivência da humanidade requer a manutenção de um meio ambiente saudável, através da contribuição de cada um dos indivíduos do planeta, especialmente aqueles que, reunidos em uma atividade econômica, participem da degradação da natureza.

Blog Studio Contabilista - Contabilidade Ambiental - São José SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário